quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pane informacional


Informação em excesso gera desinformação?

O acesso á internet, ao rádio, á televisão e aos mais variados meios de comunicação, estão cada vez mais criando um efeito contrário á informação. O fato de estarmos expostos diariamente a esses meios e recebermos inúmeras informações ao mesmo tempo têm gerado uma espécie de desinformação coletiva.

Está saturação informacional é causada principalmente pela exposição excessiva ás novas tecnologias. Hoje a maioria das pessoas leem o jornal enquanto falam ao telefone, almoçam com o tocador de mp3 no ouvido, assistem televisão ao mesmo tempo em que teclam no MSN. Enfim, toda essa disputa por nossa atenção vem modificando e moldando um novo perfil na sociedade, entramos em um “estado de alienação” contínua, uma vez que perdemos o foco das informações.

Outro ponto relevante e curioso é que assuntos como política e economia são abordados e discutidos sempre superficialmente nos veículos de comunicação, isso quer dizer que, além de excesso de informação e a disputa entre as novas tecnologias, a própria mídia é responsável pela nossa desinformação.
A meu ver, todo esse processo está relativamente ligado a Revolução Industrial e posteriormente a sociedade capitalista, que baseada no consumo está cada vez mais preocupada em vender informações do que propriamente formar opiniões.
Texto: Luana Santana

3 comentários:

  1. No principal meio de comunicação brasileira(TV), torna seu espectador em algo mais parecido como vegetativo, onde são lançadas as informações sem que haja tempo a serem discutidas e debatidas em uma interatividade. Frente a essa situação fui a busca de um outro meio da informação, do tempo da vovó o rádio, assim considerada por muitos, mas o menor desapego a publicidade dá espaço...

    ResponderExcluir
  2. ... aos ouvintes e especialistas suas opinões, não estou aqui para fazer propaganda mas recomendo o noticiário da Band News FM, as 7:00 com Ricardo Boechat, isso sim é informação de modo criativo, irreverente e atualizada.

    ResponderExcluir
  3. Opa é verdade a televisão brasileira, cada vez mais cái na sátira de sexo, bunda e idiotas em pânico....
    Talvez o rádio, o próprio jornalismo imprenso e principalmente nossa busca por conhecimento, mude está triste realidade =/

    ResponderExcluir