domingo, 16 de janeiro de 2011

O Peso de ser Yoko Ono

Voltando de uma consulta medica. Passei por acaso em frente a uma banca de jornal. O rosto do John Lennon me chamou a atenção. Era uma edição especial com uma entrevista que estava perdida à muitos anos. Sempre gostei dos Beatles ( e mesmo  que meu Beatle favorito seja o George Harrison) eu acabei comprando a revista do John Lennon.
O que achei mais intrigante naquela revista, não foi à entrevista de 30 anos atrás e sim um pequeno texto, escrito pela viúva de Lennon.
O que sabemos sobre aquela mulher, de semblante serio e calmo, que aparece ao lado de John Lennon nas fotografias? O que a por trás da figura odiada por muito?
Depois de ler os relatos de Yoko Ono, sobre os últimos dias de vida de um dos maiores astros da música, senti uma imensa compaixão por aquela mulher. E não consegui deixar de me pergunta como ela suportou tudo, e ainda suporta.
Uma das coisas que mais me deixou indignada, foi um trecho onde Yoko fala sobre a gravação do álbum Double Fantasy. Onde ela anotou em papel a melodia que queria e o musico se recusou a tocar. Lennon a chamou e disse . . . “Você precisa sussurrar a melodia em meu ouvido e eu falo para eles.” Achei simplesmente degradante. Ao que mais essa mulher de olhar misterioso, submeteu-se? Ela mesma disse que sua presença era apenas tolerada.
Quantas vezes Yoko abaixo a cabeça? Quantas vezes ela se calou? À quantas coisas teve de renunciar?
Qual é o tamanho da cruz que Yoko vem carregando todos esses anos?E qual é o tamanho do estrago que isso causou em sua vida, em seus sentimentos?
É muito fácil para quem está de fora de uma situação, apontar o dedo e dizer quem é certo ou errado. É muito fácil denominar culpados e inocentes. As pessoas sempre julgam, isso é condição humana.
Mas ninguém pode negar que Yoko Ono é uma grande artista e uma mulher de muita força.  Uma mulher que carrega algo que poucos conseguem suportar, o peso de ser ela mesma.

Texto: Thaís Paulino


Nenhum comentário:

Postar um comentário