terça-feira, 21 de setembro de 2010

60 anos de TV no Brasil

A televisão brasileira completou no último dia 18 de Setembro, 60 anos de idade.Em meio a Revolução Industrial, Internet e a convergências de novas mídias, a TV ainda é um dos maiores veículos de comunicação de massa existente. Mas afinal qual é sua inflência no nosso cotidiano? As respostas podem parecer sempre as mesmas: de que a qualidade da programação brasileira ainda é ruim, de que são retratadas sempre os mesmos assuntos enfim,várias críticas que por parte têm seus fundamentos mas a verdade é que a televisão abre muitas portas,não só no quesito de utilidade pública, mas, como uma forma de cultura, educação e entretenimento. Abaixo segue um artigo que escrevi sobre o lado bom que este "aparelhinho com imagens" têm e suas diversidades


Televisão ainda é um dos maiores meios de comunicação de massa


Século XXI, apesar de estarmos diante de uma Revolução Tecnológica, em que o celular, a internet, o mp3 entre outros aparelhos disputam nossa atenção, a televisão ainda “vive seus dias de glória”. Considerada um dos meios de comunicação de maior público, a tevê é importante e influente em nosso cotidiano, através dela temos acesso direto ao entretenimento, á cultura e á informação.
Símbolo de status no passado, a televisão era muito prestigiada por mostrar histórias de “romances açucarados” e herois implacáveis. Atualmente, este aspecto vem se modificando, hoje já existe vários programas como: Café Filosófico, Afinando á Língua e Tecendo o Saber, voltados para a cultura e o aprendizado de seus telespectadores.
Outro fator relevante presente nas programações atuais são os noticiários diários. Responsáveis por informar o público sobre os principais acontecimentos do mundo, o telejornal é uma poderosa ferramenta de utilidade pública que aborda e discute questões socioeconômicas, políticas e de interesses gerais.
Não poderíamos falar em televisão sem citar a palavra entretenimento. Afinal, quem nunca chegou em casa cansado e parou para assistir a um programa humorístico, desenho animado ou filmes de comédia. As telenovelas são outras fontes de entretenimento que possuem grande influência para quem as vê, vira e mexe entramos em contato com outras culturas e costumes que acabam sendo amplamente reproduzidos no nosso dia-a-dia, seja em nossa maneira de vestir, pensar e até agir.
Portanto, ter acesso ao “mundo da televisão” é dispor de progresso e, principalmente ter a oportunidade de obter conhecimento, manter-se bem informado, além de se divertir é claro.


Texto: Luana Santana-Estudante de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário